5 de junho de 2007

Se você...


...pode ler estas palavras e é de Portugal, você estará contente. Se você também pode ler este branco no preto mas é do Brasil, você estará tenso. Não? Se não vejamos:

http://www.visionofhumanity.com/index.php

Bom, a Lusitânia é a primeira nação latina e continental do ranking (se vocês me permitem colocar a Dinamarca espacialmente na escandinávia). Está empatada com ninguém menos que o Canadá, o que nos permite dizer que a faz estar adiante de todas as nações americanas. Também, aqui vai uma agulhada em meus anfitriões, da Espanha mesmo e qualquer ex-colônia sua. Aliás, o filho Basco espanhol, o Chile, superou sua pátria mãe.

Já escreveu Gilberto Freyre que nossa herança não é maldita. Então, meus estimados leitores e compatriotas tupiniquins, a origem de nossa 83º posição esta menos nos extremos da ibéria que em nosso próprio fado.

P.s.1: que Coisas interessantes!
P.s.2: dados mais relevantes(se você não tiver a curiosidade de clicar sobre cada país): índice de mortalidade infantil(1.000 nascimentos) Brasil 33 x 4 Portugal, goleada que parece não interessar aos nossos meios de comunicação(culpa compartida?). Desconfiança em outros cidadãos: 3, sendo 5 a nota máxima, igual em ambos, (significa que 3 em cada 5 brasileiros ou lusos não confiam em minhas palavras?) E para ficar em três índices, renda per capita: Brasil $3300 x $17100 Portugalo. Ressalva: Portugal foi durante os últimos anos (2000-2006) um dos alvos primeiros dos fundos de estrutura e coesão da União Européia: 9% do bolo de €213 bilhões, em miúdos: R$51 bi. Mais miúdo? 3,7% do PIB brasileiro em 2005.

Difícil decolagem.

Em um país repleto de limitações institucionais, recheado com uma sociedade das mais desiguais que existe sobre a face do globo terrestre,...